quinta-feira, março 25, 2004

Temperamentos

Santo Alberto Magno classificava os temperamentos humanos em quatro grandes categorias, a que chamava o colérico, o melancólico, o fleumático e o sanguíneo.
Segundo alguns, a distinção coincide com a dos modernos endocrinologistas que descreveram quatro temperamentos humanos — o hipertiroideu, o hipo-supra-renálico, o hipotiroideu, e o hiper-supra-renálico.
Dando por certa a sabedoria medieval do santo, avalizada agora pela ciência positiva dos modernos, dei por mim a matutar onde me encaixaria a minha natureza.
Ignorando de todo o que dirão os laboratórios do funcionamento das minhas glândulas, resta-me a auto-observação.
Olhando para dentro e para fora, para o que sinto e para o que faço, para as sensações e para as reacções, só comigo ou só perante os outros, permaneço em insuperável dúvida. Muito difícil é classificar-se um homem!
Mas arrisco: no pressuposto de que tais classificações admitem e prevêem os tipos mistos, sendo raros os casos de temperamentos puramente redutíveis a um dos tipos, devo ser essencialmente um melancólico com traços coléricos... a neura e a pouca paciência marcam-me, geralmente uma, ocasionalmente a outra.
Mas não sei. O melhor será requisitar as análises à tiróide e à suprarenal.