sábado, março 27, 2004

O Inverno demográfico

Para documentar a importância das questões que são objecto da luta da APFN pareceu-me justificar-se a transcrição do Manifesto divulgado a propósito do congresso referido no postal anterior.
Na sua singeleza, o Manifesto diz tudo - assim o queira entender quem o leia. Aqui vai.
"O envelhecimento da população europeia em geral, e portuguesa em particular, é uma realidade cada vez mais preocupante, não só por pôr em causa a sustentabilidade do sistema de segurança social como, mesmo, a necessária sobrevivência económica e política.
Este fenómeno, popularmente designado por "inverno demográfico", é, sobretudo, fruto de uma redução bastante grande da taxa de natalidade, muito abaixo dos 2.1 filhos por casal necessários para a renovação das gerações.
A fim de fazer face a esta situação, torna-se imperioso uma Política de Família adequada, no sentido de permitir que os casais não sejam penalizados, como são, ao terem mais do que um a dois filhos.
A APFN, no dia 27 de Março de 2004, primeiro sábado da Primavera do X Aniversário do Ano Internacional da Família, convida as famílias, associações e políticos europeus a reflectirem com o apoio de especialistas no assunto, no II Congresso Europeu de Famílias Numerosas sob o sugestivo lema "Famílias Numerosas - Primavera numa Europa Envelhecida".