sábado, março 13, 2004

Almas Ardentes

Em "Wagon Master", o filme de 1950 que segundo John Ford é aquele que chegou mais perto do que ele pretendeu realizar ("came closest to being what I had wanted to achieve"), há uma sentença memorável, daquelas que se gravam no mármore da nossa alma para não mais se apagar.
A dado passo, Travis (Ben Johnson), um dos homens chave dessa narrativa fordiana, interpela Elder Wiggs (Ward Bond), o chefe dos mórmons que marcham em busca da terra prometida, ironizando com a sua Fé inabalável, a sua confiança ilimitada na Providência. Observa-lhe em tom brincalhão que Deus e ele parecem pensar sempre o mesmo ...
E o velho obstinado responde-lhe de imediato: " - Not always, son - sometimes He takes a little persuading").
Compreenderemos depois no desenvolvimento da história a importância dessa afirmação. É a Fé indomável que permite vencer todos os obstáculos. Deus ajuda os que se ajudam. Na impressionante sequência culminante da fita, quando a caravana dos mórmons, em fila paralela à montanha, vai escalando a muralha e a ultrapassa no final, alcançando o esplendor da terra prometida no vale que se oferece perante eles, ecoa a resposta de Elder Wiggs.
Assim é sempre, em todas as obras humanas que pela sua grandeza manifestam a protecção do Céu. Deus ajudou. Mas foi preciso convencê-lo. "Yes Sir".