terça-feira, fevereiro 17, 2004

Uma causa de todos

Está finalmente em rede a página da "APFADA - Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer".
É a única instituição portuguesa de solidariedade criada especialmente para apoiar os que se defrontam com os efeitos devastadores de uma doença que permanece desconhecida para todos os que com ela nunca tiveram que se confrontar.
Nas sociedades contemporâneas, com o aumento da longevidade e do peso relativo da população de idade avançada, ganha cada dia maior expressão a problemática das demências senis.
E na pressa que a todos domina tem sido esquecido esse drama, que é afinal o drama de todas as pessoas incapacitadas, por incapacidade originária ou superveniente.
Com as crianças, é fácil haver solidariedade e preocupações - são bonitinhas, representam um investimento, delas será o futuro ... o que lhes fizermos agora pode bem vir a obter compensação amanhã.
Mas os velhos, os incapazes que esperam a morte, são o rosto feio do que ninguém quer ver. Numa sociedade organizada para o homem produtor e consumidor, toda feita para produzir e distrair-se, não é possível encarar de frente o fardo daqueles que não possuem qualquer valor de mercado (ou que são, digamos claramente, um valor económico negativo, um pesado encargo para os seus e para o conjunto da sociedade).
É este um ponto crucial em que de súbito se descobre a miserável insuficiência das explicações que em tudo procuram descortinar um preço, o jogo da oferta e da procura, o funcionamento do mercado...
Encontramo-nos perante o extraordinário mistério da vida e da morte, do sofrimento e dos afectos, do ser, nosso e do outro, e damo-nos conta que nada disso tem resposta para o que mais importa. Nenhuma concepção do mundo que parta do primado da função económica pode compreender o que no homem há de especificamente humano.
Mas chega de discurso: queria só expressar a minha inteira solidariedade a todos os que se empenham em fazer qualquer coisa, num terreno onde tudo está por fazer.