sábado, fevereiro 14, 2004

“O CASTELO EM IMAGENS”

Pelo segundo ano, o Festival de Cinema e Vídeo “O Castelo em Imagens” sobe à cena em Portel, sob a invocação do castelo e à sombra das suas muralhas.
Portugal, país rico em castelos, tem a sua História e a sua identidade reflectida neles. Repensar os castelos é repensar a nossa existência de povo independente, é reelaborar o nosso caminho de cumplicidade solidária com outros povos.
A segunda edição de “O Castelo em Imagens” avizinha-se, pois, com datas marcadas para o mês de Outubro, entre 4 e 9, coincidindo assim com o dia 7 de Outubro, Dia Nacional dos Castelos. Uma efeméride que já em 2003 esteve na base da ideia.
O certame desenvolve-se em várias secções: “O Castelo no Desenho Animado”, “O Castelo na Mitologia da Aventura”, “Castelos vários", e “O Castelo no Fantástico”, incluindo alguns inéditos em Portugal, em ficção ou documentarismo.
Mas em 2004 acrescenta-se algo de novo: um concurso nacional escolar, destinado a alunos de todas as Escolas e Universidades portuguesas (incluindo Escolas e Universidades de Audiovisual e Cinema, ou de outras áreas da Comunicação Social), procurando incentivar o gosto pelo estudo e pelo cultivo do Castelo em Imagens, quer elas sejam pinturas, desenhos, fotografias, vídeos ou DVD’s.
Tendo por tema “O Castelo” ou “O Castelo da Minha Terra”, este concurso destina-se a promover visões pessoais e investigação escolar em torno dos castelos portugueses. A inscrição das obras a concurso deverá ser efectuada até 31 de Maio de 2004. Para informações contactem a Câmara Municipal de Portel.
E agora, passado este deslize de simpatia, venha ao de cima o meu azedume habitual. Existe uma "Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos", mas no respectivo website (que ao que parece pretendem fechar a não sócios - deve ser para melhor divulgação!) nada se diz sobre isto. E a senhora Câmara de Portel não tem um miserável website próprio. E o "Alentejodigital", tem lá uma página concelhia referente a Portel - que não tem actualizações desde 2001!