sexta-feira, fevereiro 27, 2004

Militares na rede

Para milhares e milhares de portugueses, a grande experiência das suas vidas foi e continua a ser o tempo do serviço militar.
Tanto no que teve de convívio juvenil e camaragem fraterna, como de sofrimento e superação; como até no que lhes permitiu entrever e intuir quanto à outra dimensão da Pátria, aquela que se oculta e esquece - o imenso Portugal metafísico, para além do espaço e do tempo, feito de sonhos e aventura.
Por isso mesmo, a marca que ficou em tantos milhares de pessoas, parecem muito escassos os locais da rede dedicados a recordar e perpetuar os laços que ficaram a unir tanta gente, em tantos cantos do mundo.
Como exemplo dos muitos que deveriam existir, cada um a recordar e proclamar orgulhosamente a experiência singular de cada grupo, indico dois sítios que encontrei casualmente: a "Associação dos Militares de Oecussi", constituída por ex-militares que viveram a tropa nesse longínquo território da Oceania, e os "Comandos de Portugal", feita pelo pessoal de uma companhia dessa tropa especial que teve a sua experiência ultramarina em Moçambique.
Que muitos outros surjam como testemunho e memória, é o voto que eu deixaria a todos os militares e ex-militares.