domingo, fevereiro 22, 2004

Ecologia Integral

O mundo é herança e continuidade, não uma invenção arbitrária.
Em parte porque a vida moderna afastou o homem cada vez mais da natureza foi-se perdendo o sentimento dessa verdade fundamental. Charles Maurras compreendeu a importância do problema, numa época em que os entusiasmos de outros filósofos ainda estavam no industrialismo sem limites, na crença do progresso entendido como uma marcha linear motorizada pelas leis da produção. Foi esse o sentido do seu propugnado "retour aux champs".
Por saber de experiência sentida que o homem faz parte de um todo que o transcende e o integra, eu, camponês e alentejano, costumo sentir como minhas as causas da preservação ambiental. Para que possamos dizer orgulhosos para as gerações seguintes: transmiti-vos o que recebi.
Apoio por isso a perspectiva daqueles que, longe de folclorismos exóticos que vêem nos animais ou nas coisas direitos que não vêem nos homens, conhecem a importância do meio ambiente para a preservação da nossa vida, da qualidade e dignidade dela, e lutam pela defesa dessa parte do nosso património, como outros combatem pela preservação das outras realidades da nossa circunstância, e que definem o que somos - sempre um ser em situação. Seja a nossa língua e cultura, sejam as nossas instituições de enquadramento tradicionais, a família, a nação, os agregados regionais, os traços identitários que nos definem - numa palavra, tudo o que mantém vivas as raízes e assegura a vitalidade e o futuro da comunidade.