terça-feira, janeiro 27, 2004

O pessoal político

Na edição de hoje de "O Diabo" o Prof. Costa Andrade declara a dado passo que "de uma maneira geral preocupa-me muito o abaixamento progressivo de nível dos agentes políticos, particularmente no Parlamento, onde de legislatura em legislatura a qualidade das bancadas parlamentares tem vindo a reduzir-se".
Ora aí está um tema da mais transcendente importância e significado, a que não vejo dar qualquer atenção, e muito menos analisar nos seus significados, causas e consequências.
O abaixamento "progressivo" do nível dos agentes políticos! Coisa extraordinária, esse tal progresso! Referiu o Parlamento, mas podia falar no Governo, nos Partidos ...
Já repararam os portugueses nas pessoas que actualmente os pretendem representar e governar? Já fizeram um estudo comparativo, fornada por fornada, geração por geração?
Certamente que não. O resultado assusta. Desde há muito tempo já, parece que os que entram são sempre piores que os anteriores.
Um degrau mais e ainda teremos uma classe política formada exclusivamente pelo Zé Maria de Barrancos, a Fátima de Felgueiras, o Marco do Big Brother, o Tino de Rans, o Jardim da Madeira, o Curto da Guarda, a Cinha do não sei quem mais, o Herman da Sick, a Catherine Deneuve, o Ferro do Gastão, e o Gastão do Ferro - e mais aqueles senhores das filas de trás que servem para bater palmas, rir ou patear, conforme as indicações da realização.