terça-feira, dezembro 30, 2003

O Senhor dos Anéis e o Velho da Montanha

Em 1978 o realizador Ralph Bakshi dirigiu uma versão animada de “O Senhor dos Anéis”. Resultou daí um filme de 128 minutos, baseado apenas em parte da obra de J. R. R. Tolkien (deveria ter uma continuação, que foi efectivamente feita em 1980, mas já por outros, e noutros moldes).
O filme foi logo considerado por alguns um clássico, uma obra-prima da animação.
Porém, fazendo um balanço mais alargado das opiniões, pode constatar-se que foi um fracasso, tendo em conta as posições do conjunto da crítica, e sobretudo do público, que determinou o fiasco comercial do empreendimento. Compreensivelmente: imagine-se, um filme animado que não é destinado ao público infantil, nem é produzido pela Disney (aliás o autor do livro tinha proibido expressamente em testamento que a sua obra pudesse ser adaptada pela Disney).
Em Portugal aconteceu o mesmo fracasso: o filme chegou tarde, já começada a década de oitenta, esteve pouco tempo em exibição no São Jorge, e passou despercebido.
Fui ver. Estive lá numa tarde, com a sala quase às moscas e uns poucos espectadores com um ar bastante aborrecido, insensíveis ao confronto épico entre a Luz e as Trevas.
Espantosamente, por milagre deste reino maravilhoso da blogosfera, descubro agora, passados mais de vinte anos, alguém que também lá esteve, e lembrava-se disso: o Velho da Montanha.
Como o mundo (até o blogosférico!) é pequeno!