quinta-feira, outubro 23, 2003

Sessão sobre Barrilaro Ruas

A Sociedade Histórica da Independência de Portugal organiza, nesta Quinta-Feira, dia 23 de Outubro, pelas 17h30, no Palácio da Independência, uma sessão em que será evocada a vida e a obra de Henrique Barrilaro Ruas.
Estivesse eu na capital e não faltaria; mas sendo isso impossível solicito a todos os que puderem que compareçam em minha representação.
Vale a pena, por vários motivos.
Primeiro, obviamente, pelo tema; a vida e a obra de Henrique Ruas merecem a evocação de todos os que se interessam por estas coisas da cultura e do pensamento lusíada.
Depois, pela veneranda instituição: a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, de que aqui o Manuel Azinhal é sócio há muitos anos, é, desde a sua fundação, no século XIX, um baluarte seguro na defesa da independência e soberania de Portugal.
Finalmente, last but not the least, é uma oportunidade para quem não conhece ficar a conhecer o espaço físico do Palácio, e estou a pensar nos milhares e milhares que passam diariamente naquele Largo de São Domingos sem sequer olhar; os que já conhecem sempre podem rever, e recordar com a natural emoção.
E a acrescer a tudo isto os habitués destes lugares selectos da blogosfera podem ficar a conhecer, em sua pessoa, ali em directo e ao vivo, o vizinho dos “Caminhos Errantes”, o jovem doutorando Alexandre Franco de Sá, que será um dos discursantes.
Digam lá que não é um programa aliciante para o fim de tarde!!