domingo, outubro 26, 2003

Ser liberal em Portugal

Na Catalaxia publicou o Rui um valioso texto em que, primeiro, dá notícia do lançamento no Porto de um livro de Carlos Abreu Amorim, com o título “É difícil ser liberal em Portugal”.
Porque se trata de duas pessoas que me merecem estima e consideração, como já ficou patente neste blogue por três ou quatro referências, não quero deixar passar em branco o acontecimento.
Antes do mais, porém, confesso, neste ponto dirigindo-me mais aos dois mencionados, que o título me causou um sorriso, ao mesmo tempo divertido e amargo. Não porque não acredite que é efectivamente difícil ser liberal em Portugal; admito perfeitamente, até porque em Portugal é habitualmente difícil ser seja o que for, desde que se queira ser com inteireza e carácter.
Todavia, inevitavelmente, tenho que observar que há opções bem mais dolorosas; fosse o Carlos por outros caminhos e logo veria como em vez da intensa actividade cívica que se lhe conhece teria por destino fatal a irremediável morte civil, quando não pior (dependeria dos momentos históricos).
Ser liberal, ainda assim, não me parece das coisas mais inconvenientes.
Mas isto são desabafos pessoais, de menor importância. O que mais queria salientar era a parte substancial do texto do Rui, onde este alinhava as múltiplas razões pelas quais, a seu ver, a seiva salvífica da ideologia liberal nunca foi recebida e assimilada pelo débil organismo da nação portuguesa.
O seu raciocinar enuncia algumas observações de indiscutível pertinência, relevância e actualidade, na caracterização que faz da sociedade portuguesa e das suas fragilidades. Mas não basta descrever o doente.
Perdoar-me-à, mas, embora ressalvando a valia do artigo, parece-me que este se detém onde deveria prosseguir.
O que deixa escrito são em geral constatações factuais. Mas quais as razões fundas para essa incompatibilidade radical? Quando a criança não se alimenta há que analisar os motivos.
Existe alergia congénita? Ou o produto não tem as propriedades precisas?
O bébé não sabe mamar? Ou essa mama é que não dá leite?