sexta-feira, outubro 17, 2003

Festival de Cinema em Portel

Portel recebe, durante toda a próxima semana, de 20 a 25 de Outubro, o I Festival de Cinema «O Castelo em Imagens», certame que conta com a direcção de Lauro António.
A edição de 2004, segundo admitiu o cineasta, poderá contar com inéditos a concurso.
De acordo com Lauro António, que apresentou o festival no final do seminário realizado em Portel para assinalar o «Dia dos Castelos», o festival contará com uma programação (quatro filmes diários) para todos os públicos.
As manhãs serão dedicadas ao cinema de animação, sendo que as sessões são abertas às escolas do Concelho.
A programação do festival inclui produções recentes, como «Matar o Rei», realizado por Mike Barker (2003), mas também Nosferatu, de F. W. Murnau (1922).
«O cinema tem abordado o castelo sobre todos os aspectos, dos mais concretos, em rigorosas reconstruções históricas, aos mais utópicos devaneios de quimeras apenas sonhadas. Por isso se pensou, e se começa agora a concretizar, a ideia (utópica) de um festival de cinema dedicado ao castelo, numa das terras portuguesas onde o castelo domina a paisagem. Recuperar o castelo como passado e projectá-lo como futuro, repensar a ideia de castelo como aventura e mito, eis o projecto. Nele cabem todas as utopias. Aqui fica um primeiro ensaio, onde o castelo se vislumbra nos contos infantis, onde se ergue como elemento essencial da aventura humana, onde se prolonga por várias avenidas da nossa existência, ou onde se perfila como presságio nocturno de maldições indizíveis. Entrem no castelo. Conquistem estas ameias que agora se abrem aos vossos desejos. Venham visitar esta torre de menagem que é o próprio cinema, fábrica de sonhos e pesadelos, conscientes e inconscientes», escreve Lauro António na nota introdutória do festival.