quinta-feira, agosto 14, 2003

Mondando o saramago

Regressemos à erva daninha.
Alguns amigos expressaram sempre a sua estupefacção: como é possível que os jurados da academia sueca tenham premiado a obra do ilegível Saramago?
A mim não me admira nada: eles não o leram....
Outros impacientam-se com a minha rabugice: deixa lá o homem, isso são embirrações tuas...
Nem os oiço: quem gostar dele que lhe reveja os textos – e aproveite para pôr a pontuação.
Outros ainda lembram-me que, afinal, um alentejanófilo como eu até devia gostar do Saramago, sempre tão amigo dos alentejanos...
Pois, pois... amigo como as sanguessugas o são das vítimas.
Na verdade, ele amesendou-se no Lavre durante dois ou três meses... e no fim fez obra (isto é, obrou...) daí resultando “Levantado do Chão”.
Um dia eu conto melhor.