sábado, agosto 30, 2003

Mais excelências eborenses

Andam os gregos a discutir se devem ou não admitir como visitante por um dia o Presidente de Cuba! Nós aqui em Évora temos todos os dias um Presidente de Cuba, e nem por isso o maralhal se queixa.
Diga-se já agora que o homem é de Cuba, mas é fino como azeite de Moura. Mas não nos dá grande importância. Podia informar a gente do que por cá se passa – por exemplo.
Olhei há poucochinho para a Sé, e observei intrigado a descomunal torre cilíndrica que envolve agora a torre sineira da nossa catedral.
O que estarão ali a fazer? Os amáveis leitores poderão informar-me que obras decorrem no vetusto monumento? E onde leram a informação?
Quer-me parecer que nem os majestáticos serviços estatais se dignam explicar-nos nem o município resolve suprir a falha.
Dei uma volta pelos arredores... e deparei com obras no depauperado Convento do Espinheiro (que bem as merecia, há muito).
Olá! Esta é novidade das gordas! Um cartaz anuncia “Hotel Convento do Espinheiro”, adornado com cinco abundosas estrelas.
Alguém sabia disto? O meu concidadão sabia, e não me disse? Ou sou eu que ando distraído? O que eu sei é que o Convento do Espinheiro é jóia maior do património nacional; e temos o direito de ver esclarecido o aproveitamento planeado, antes que surja alguma surpresa irremediável.
Qual o destino da capela tumular de Garcia de Resende, esse gigante das letras pátrias, que até já serviu de pocilga a porcos?
O "Grupo Pró-Évora" teve conhecimento do assunto? Se teve, também nada me disse – e eu até sou dos que têm as quotas em dia. Fica interpelada toda a blogosfera eborense.